terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Encontro GAPP-Nascer Sorrindo II-2009

Desde o inicio da gravidez da Helena eu entrei de cabeça no movimento de humanização do parto/nascimento.
Depois que ela nasceu, eu tive vontade de participar desses encontros, de contar a minha história...
Mas eu não imaginava que seria tão prazeroso pra mim!
Até poucos dias, eu sofria com a minha cesarea, não aceitava!Não entendia porque tinha sido daquela maneira, posi eu lutei tanto, me informei e enfrentei todos pra ter aquilo que eu desejava, e no fim da luta, outro corte no meu ventre...
Indo a estes encontros, acho que descobri p proposito de eu ter passado por mais uma cirurgia...
Em vez de ficar cheia de mim, batendo no peito e contando maravilhas do lindo parto natural que eu tanto queria, e parar por aí, eu tive que ser submetida a outra cirurgia que me incomodou bastante pra desejar que outras mulheres não passem por ela sem necessidade.
É óbvio cara amiga que eu não vou chegar com um discurso" xiita" pra quem não quer ouvir...nem todo mundo quer um parto...muitas acreditam que a cirurgia é o que vai fazer bem pra ela e eu vou respeitar isso.
Mas tenho amigas que querem algo mais.
Tenho amigas que fizeram cesarea e que agora querem fazer diferente...
E é com elas que eu gosto de interagir!
Nesses encontros é gostoso, porque tem as doulas que falam o que sabem, do seu oficio, tem as gestantes que falam dos seus medos, dos seus desejos e ainda tem outras, que vão contar das suas experiencias de parto, e eu, que falo de como uma cesarea bem indicada pode ser boa, de como toda a luta (porque pra ter PN não basta querer, tem que lutar mesmo)nem sempre vai ter o resultado que queremos e que isso também pode ser bom...
Eu falo da pressão or causa da cesarea previa, eu falo da pressão por ter passado das 40 semanas, eu falo de pos-datismo, já que minha gestação foi de 43 semanas e a Helena nasceu perfeitamente bem.
Até a pouco eu me referia ao nascimento da Heleninha como o "parto que não deu certo", já que depois de toda a luta, tudo culminou na cesarea que eu tanto neguei.Fui corrigida, porque o meu parto não deu errado, porque minha filha nasceu saudável, no tempo dela, perfeita e fez aflorar em mim esse instinto de fêmea que até então eu desconhecia!
Daí eu refleti.
E vi que o meu parto de fato não deu errado.
Que não era a cesarea em si que me machucava...
O que me fazia chorar de dor na alma foi a forma como eu fui atendida no hospital! Aquilo que estava errado!
Fui agredida naquilo que eu acreditava ser o certo, no meu instinto de saber que estava tudo bem, fui chamada de louca e irresponsável, o médico ficou repetindo que eu poderia ter matado a minha filha, que jamais eu poderia fazer "aquilo" novamente...
De fato não farei, mas porque não quero ter mais filhos.Meu desejo eram dois, e já os tenho.
Não sei se nos encontros estão fazendo algum bem pras gestantes que me escutam, mas colocar pra fora tudo que aconteceu comigo sestá sendo muito bom...as feridas estão cicatrizando aos poucos e um novo desejo vem crescendo dentro de mim...vamos ver o que o futuro me reserva...

Agora e o que aconteceu antes, durante e depois do encontro?

Antes
Acordei atrasada(normal), me arrumeu correndo e saí. O plano inicial era levar a Helena junto, mas em visto o meu atraso, resolvi deixar a pequena em casa com maridex.
Na rua já estava o maior sol! E cheirinho de churrasco no ar...as 7:30 da manhã?!?
Peguei o busão cheio(ninguém dorme nessa cidade?) e fui até o centro, pra pegar mais um busão, que eu esperava que não estivesse tão cheio.
Ledo engano, porque estava ainda mais cheio!Só na metade da viagem é que consegui lugar pra sentar...ufa! Já pensou se estou com a minha gordinha?
Cheguei em Porto Alegre e fui pegar mais um busão...este estava vazio, ufa!
Quando cheguei no local do encontro vi que estava super...adiantada...ainda bem...não gosto de ficar chegando atrasada...parece que o meu tempo vale mais que o dos outros...
De casa até o local do encontro: 2 horas.
Durante
Imagens valem mais que mil palavras, certo?
Photobucket
*Faltou a foto que eu apareci chorando(discretamente)...aiai...que mico, mas ver partos fazem isso comigo...
Depois
O encontro que deveria terminar as 11:30, terminou quase a 1hr da tarde, pra se ter uma idéia de como estava bom!
Conversei ainda um bom tempo com uma gestante que conheci no primeiro encontro que eu fui...peguei mais onibus(eu nem reclamo...se não tá lotado, eu gosto de andar de onibus...)até o metrô e desta vez vim até São Leopoldo(infelizmente o metrô não chegou até aqui...mas é questão de tempo.
No meio da viajem, todo mundo quietinho nno vagão e meu cel toca. Como eu estava com o fone de ouvido, ninguém escutou tocar. Eu discretamente, vendo que era uma chamada de casa, atendi:
-Oi...
-Mamãe! detão!Detão!
Caí na risada!
O João ligou pra mim e deu o telefona pra Helena!Eu não tava esperando aquilo e não pude me controlar!
Ai gente, que coisa meiga a minha bezerrinha!
O João contou que ela acordou pedindo pra mamar e como já havia almoçado, estava desesperada pelo "detão" dela
*detão é como ela chama o meu peito...kkk!
Quando cheguei em casa, ela literalmente pulou no meu colo, não me dando tempo nem de lavar o rosto!
Abraçou apertado, beijou e já foi arrancando a minha blusa!
Parecia que estavamos separadas há semanas!
Mamou com uma vontade e prazer que me deixam boba...em minutos estava adormecida...
Tavinho tb me recebeu com beijinhos babadinhos(que eu amoooooo!)e com sua euforia costumeira...

Gente, vcs não sabem como me faz bem esses dias de encontro do GAPP-Nascer Sorrindo...eu fico super cansada, mas com um sentimento tão bom...e depois com uma recepção dessas...
O Dimingo tb foi gostoso! levamos as crianças numa pracinha, eles se acabaram de brincar e se sujar...tive que improvisar um banho de gato pra poderem embarcar no carro...kkk!

3 comentários:

Anônimo disse...

Aaaaah nao sei muiot o qe falar tia.. nunca tive filhos para opinar sobre.. huauhauha Mas eu imagino como foi a recepção dos dois, aquele dia na web fiquei encantada de ver o pique que eles tem, e como eles gostam de você (porque será? haha) beijos tia!

Lisa Moraes disse...

Oi amiga...esse encontro deve ser muito bom mesmo! Eu tb não consegui o parto normal, mas tentei, e só fizemos a cesárea quando já não tinha jeito mesmo. Mas nunca me questionei muito sobre isso, apesar de que sonhava muito com PN,enfim...também queria amamentar meu filho até os 2 anos pelo menos, lutei muito pra conseguir, o começo foi muuuito dificil e consegui até o momento que ele mesmo decidiu parar, por um tempo me senti frustrada com isso tb, e não entendo como tem mãe que desiste, que não tenta mais depois da primeira dorzinha no bico, é fogo! Essas coisas são legais compartilhar sim, por isso sei que deve ter amado esse encontro. É muito legal compartilhar nossos sentimentos, nossas experiencias.
E deve ter sido maravilhoso a volta...a lindinha esperando o " detão" linda.
beijinhos pra vs todos
Fiquem com Deus

Alessandra disse...

aiaia que orgulho dessa minha amiga virtual!! beijaooooooo