terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Tavinho dodói

Oi gente...
Desculpem o post...foi quase um "ataque descontrol"
Como a maioria que lê este bloguinho ao longo desses 4 anos sabe que o linfoma levou a minha mae do nosso convivio e sabe o quanto isso ainda dói...
Essa doença se caracteriza por nodulos(inguas)aumentadas de tamanho, entre outras coisas, mas este foi uma caracteristica da doença que me marcou bastante.
Esta semana, mais precisamente no sabado Tavinho esteve muito tristinho, e eu julguei ser cansaço, pois a minha comadre Lê esteve aqui com suas meninas e a criançada fez a festa, correram e se divertiram bastante.Observei que não tinha febre e deixei ele quieto...devia estar ainda exausto.
No domingo preparei o Toddy dele como de costume e ele não quis!
Estranhei, mas como estava perto da hora do almoço nem criei caso, e pensei que ele não deveria estar muito bem, verifiquei febre denovo e estava ainda baixa. Dei um banho e cedeu.
Na hora do almoço ele pediu só arroz e carne.E não conseguiu comer.
A gente conversando e ele ergue a cabeça, evidenciando bem o pescoço.
Estavam lá, dois caroços ENORMES na garganta do moleque!
Sabe quando vc esta comendo e tudo tranca?
Disse pra ele que não comesse se não estava se sentindo bem e que fosse pra sala ver filme.
Desabei!
Veio toda a história da minha mãe na minha cabeça, um desespero...
Insisti pra ele tomar pelo menos um suco e combinamos que mais tarde levariamos ele no posto de saude pra averiguar...provavelmente dariam antibiotico e só.
Antes disso ele tinha um carocinho no pescoço, quase na nuca,mas não me recordo se quando notamos ele se recuperava de alguma gripe, o fato é que consideramos ser uma igua normal e esquecemos.
No domindo, essa ingua mais velha estava maior e tinha muita companhia!
Fui ver a pediatra com o coração na mão! Falei do linfoma da minha mãe e ela mandou dar um antibiotico intramuscular e observar a evulução.
Meu menino foi muito valente, porque esse antibiotico(Bezetacil)dói muito! Já vi marmanjo chorando de dor...Ele chorou, claro, mas só depois que aplicaram.Antes estava pedindo pra vir pra casa, mas sem choro, sem escandalo...
Ficamos em observação ainda uns minutos e voltamos pra casa.
Segunda o moleque amanheceu ardendo em febre!
Mediquei e fiquei só com ele em casa controlando.
Febre ok, mas sem comer. O antibiotico já deveria estar fazendo efeito!
A noite de segunda pra terça foi muito ruim, moleque dormiu comigo, muito agitado, febre , suando pra caramba.
Hoje(terça) ele acordou pedindo café da manha, eu até me animei, fiz a bananinha amassada que ele ama e...nada...não descia!
Fiz suco de gelatina e pedi pra maridex q resolveu ficar em casa pra cuidar dele q eu precisava dormir.
Quando acordei maridex diz que ele tinha vomitado denovo e que ia levar ele denovo no PS pra ver porque ele ainda não tinha melhorado.
Preparei almoço, arrumei a Nana pra ficar na escolinha e maridex liga dizendo que a pediatra estava preocupada e mandou o guri ficar pra fazer uma ecografia.
Desliguei e sai perdida pelo quintal...
Logo a pediatra liga pra perguntar daquele caroço que estava ali há mais tempo e eu estava tão fora de orbita que chorava e não conseguia responder...ela disse que não era nada de grave, que ela só queria averiguar e tals...
Pesquisei que tal doença não é genetica, que Tavinho não está num grupo de risco.
Meu racional diz que ele tem apenas uma infecção na garganta. Que é importante, mas que pode ser tratada com antibiotico e tal, mas meu lado emicional , que viveu o linfoma de pertinho não ta acreditando!Dou umas surtadas e volto a realidade.
Moleque não ta conseguindo engolir direito nem a saliva
O resultado da ecografia foi que tem muitos nodulos em toda a garganta e por isso que ele tem dificuldade de engolir...nem falar direito meu pequeno papagaio esta conseguindo...tá falando igual eu quando tive aquele episodio da garganta fechada!E sei que deve estar doendo.
A pediatra mandou dar outro antibiotico oral por 5 dias e retornar na quinta pra reavaliar.
Deus é maior
Estou fazendo força pro moleque pelo menos beber agua...amanha vou fazer uam sopa e passar no liquidificador pra ele tomar de canudinho, ver se desce.
Ele não pode comer nada doce, nada muito salgado, nada solido...so liquidos e pastosos e nem frio e nem quente...
Pediu pra retornar 2 dias depois do termino do tratamento e observar os nodulos pelos proximos 3 meses...se sobrar algum, deveremos retornar pra investigar...
Deus não nos deixa sós...


Agora vcs sabem o porque do medo...
Ainda estou com medo...

Um comentário:

Alessandra disse...

affffffff e ontem no msn vc me diz bem tranquila que ele ta com uma infecçAo forte na garganta, criatura, nao me conta nada disso tudoo!!!
le, normal vc se sentir assim depois de tudo oque ouve com sua mae, na verdade acho que vc nunca comentou nada sobre a morte dela aqui, nem quando e nem como foi!! amiga isso passa, vc ficou assim pois ainda sente muitissima a falta dela!! ainda bem que ele esta melhorzinho!! beijao